Deficiência de micronutrientes em idosos
- Rafaela Sampaio
- 26 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2024

As vitaminas e minerais têm papel importante na saúde durante o envelhecimento. Muitas das deficiências de micronutrientes podem resultar em comprometimento da capacidade física e cognitiva, o que ocasiona maior declínio nutricional.
As principais carências de micronutrientes nos idosos:
Vitaminas: A, C , D e E
Complexo B
Minerais: Ferro, cálcio e zinco
Objetivos da dietoterapia:
Promover a ingestão adequada de micronutrientes pela população idosa
Evitar agravamento das patologias e condições associadas à idade, como:
Fragilidade e risco de quedas
Osteoporose
Declínio cognitivo
Demência
Doenças oculares
Perda auditiva
Doenças crônicas não transmissíveis
Contribuir para a melhora da condição nutricional dos idosos.
Cálcio e Vitamina D
O cálcio é um mineral que atua na prevenção de várias doenças crônicas, mas seu papel na saúde óssea se mostra o mais importante para determinar as necessidades que aumentam com a idade em razão de sua menor absorção. A atuação da vitamina D no metabolismo ósseo é clássica, porém estudos mais recentes indicam que seu papel fisiológico não se restringe a tal função, estando sua deficiência associada a outras situações clínicas, como: diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, esteatose hepática e doenças neuromusculares.
O cálcio e a vitamina D são nutrientes que atuam mutuamente no metabolismo ósseo, sobretudo para alcançar e manter o pico de massa óssea.
Alimentos fontes:
Cálcio: Leite, iogurte, queijos e alimentos fortificados.
Vitamina D: Ovo, óleo de fígado de peixe e alimentos fortificados.
Zinco
O zinco está entre os minerais que podem sofrer redução no consumo ou na biodisponibilidade na população idosa, por influência da diminuição da absorção, do aumento do número de doenças que alteram a utilização deste nutriente e do maior uso de medicamentos que minimizam a sua biodisponibilidade.
Alimentos fontes: Amêndoas, castanhas, semente de gergelim, aveia, feijão, lentilha, entre outros.
Vitamina A
A vitamina A, conhecida como retinol, é uma vitamina lipossolúvel encontrada na alimentação em duas formas: pré-formada (retinol) e pró-vitamina (carotenoides), ambas disponíveis na natureza.
Alimentos fontes: Bife de fígado, cenoura, manga, brócolis, entre outros.
Complexo B: As vitaminas B6, B12 e o ácido fólico estão envolvidas no metabolismo da homocisteína, e esta, quando elevada, tem sido associada à doença cardiovascular, ao comprometimento da função cognitiva e à demência.
Alimentos fontes:
B12: Carnes em geral e alimentos fortificados.
B6: Bife de fígado, salmão, banana, entre outros
Ácido fólico: Feijão, vegetais de folhas verdes escuras, como brócolis, couve, espinafre e rúcula, entre outros.
Vitamina C: A vitamina C desempenha um papel essencial como antioxidante na população idosa, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Além de neutralizar diretamente as espécies reativas de oxigênio, ela também auxilia na reparação de moléculas orgânicas oxidadas.
Alimentos fontes: Kiwi, laranja, morango, mamão, abacaxi, bergamota, entre outros.
Vitamina E: A vitamina E é o antioxidante predominante nas membranas celulares, desempenhando um papel importante na inibição da ação dos radicais livres.
Alimentos fontes: Óleos (trigo, milho e canola), amêndoas, castanhas, avelã, atum, entre outros.
Referências:
Zhu, Y., Minović, I., Dekker, L. H., Eggersdorfer, M. L., van Zon, S. K. R., Reijneveld, S. A., Kootstra-Ros, J. E., Kema, I. P., Bakker, S. J. L., Navis, G. J., & Riphagen, I. J. (2020). Vitamin status and diet in elderly with low and high socioeconomic status: The lifelines-minuthe study. Nutrients, 12(9), 2659.
Clegg, M. E., & Williams, E. A. (2018). Optimizing nutrition in older people. Maturitas, 112, 34–38.
Corrigendum to Roberts et al. Healthy Aging—Nutrition Matters, Start Early and Screen Often. Adv Nutr 2021;12(4):1438–48. (2021). Advances in Nutrition, 12(4), 1597–1598.
Silvia, M. F. C. (2016). Biodisponibilidade de nutrientes (5ª ed.). Manole.

Comentários