Sarcopenia
- Rafaela Sampaio
- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2024

A sarcopenia é um distúrbio muscular progressivo que está associado a uma maior probabilidade de resultados adversos, incluindo quedas, fraturas, incapacidade física e mortalidade.
Em idosos, esse processo acontece lentamente com o avanço da idade, denominada sarcopenia primária ou relacionada a idade, ou seja, aquela relacionada diretamente ao processo de envelhecimento e não à presença de processos patológicos. Por outro lado, a sarcopenia pode ocorrer de forma secundária a uma doença, especialmente às associadas a processos inflamatórios, malignidade ou falência de órgãos.
A perda da função, relacionada ao processo do envelhecimento, envolve alterações qualitativas e quantitativas na estrutura e desempenho do músculo esquelético e
acontece em todos os idosos em graus variados, mesmo naqueles considerados saudáveis, em bom estado nutricional e fisicamente ativos.
Diagnóstico: O diagnóstico de sarcopenia é baseado em dois critérios:
Redução da força
Diminuição da massa muscular
Principais sinais de sarcopenia:
Fraqueza
Quedas constantes
Perda de peso.
Principais causas da sarcopenia:
PRIMÁRIA
Idade: Perda de massa e força muscular relacionada à idade.
SECUNDÁRIA
Malnutrição:
Baixa ingesta energética e/ou proteica;
Deficiência de micronutrientes;
Má-absorção e outras condições gastrointestinais ;
Anorexia (envelhecimento e problemas orais).
Inatividade:
Repouso no leito, imobilidade, descondicionamento;
Sedentarismo e baixo nível de atividade física.
Iatrogenia:
• Hospitalização
• Uso de medicamentos
Doenças:
Doenças Cardiorrespiratórias
Doenças Oncológicas
Doenças Neurológicas
Doenças Endocrinometabólicas
Doenças Hepáticas
Doenças Renais
Nutrição
A recomendação diária de consumo proteico para um idoso saudável no intuito de evitar a sarcopenia varia de 1,0 e 1,2 g/kg/dia. Nos casos de tratamento da sarcopenia recomenda-se o consumo de 1,2 a 1,5 g/kg/dia. Dependendo da condição clínica esse valor precisa ser ajustado. Tanto na prevenção como no tratamento, além da quantidade ingerida, outro ponto fundamental é a distribuição diária do consumo proteico.
Tratamento
O tratamento da sarcopenia inclui exercícios de resistência, exercícios aeróbicos e exercícios de equilíbrio adaptados às condições físicas de cada indivíduo, juntamente com uma dieta planejada para garantir a ingestão adequada de proteínas.
Como prevenir e combater a sarcopenia?
Avaliação nutricional para investigar a necessidade de aumentar a ingestão de proteínas através da dieta e ou de suplementos hiperproteicos.
Atividade física regular: exercícios de equilíbrio, exercícios de resistência com aumento de carga e exercícios aeróbicos são fundamentais para aumentar a massa muscular.
Referências:
Sayer, A. A., & Cruz-Jentoft, A. (2022). Sarcopenia definition, diagnosis and treatment: Consensus is growing. Age and Ageing, 51(10).
Manual da SBGG: Recomendações para Diagnóstico e Tratamento da Sarcopenia no Brasil.

Comentários