top of page
Buscar

Vitamina D no envelhecimento



ree

Os idosos correm o risco de ter deficiência de vitamina D, pois tanto a produção quanto o metabolismo desta vitamina mudam com o envelhecimento, em grande parte devido à menor exposição ao sol.


Fatores que contribuem para a deficiência de vitamina D:


  • Cor da pele

  • Obesidade

  • Doenças: síndrome de má absorção, doença inflamatória intestinal, doença de crohn, insuficiência renal ou hepática.


A vitamina D geralmente precisa ser suplementada na população idosa. As estratégias para prevenir a deficiência de vitamina D incluem a exposição ao sol, o consumo de alimentos fontes ou fortificados com vitamina D e a suplementação. A deficiência de vitamina D prejudica a absorção de cálcio, resultando em perda óssea e aumento do risco de fraturas. Exposição ao sol:  é a principal fonte de obtenção de vitamina D.


Alimentação: Ovos, peixes e leites oferecem um pouco da vitamina, mas não são suficientes para suprir totalmente a necessidade do organismo. 


Alimentos fortificados: A indústria adiciona a vitamina D a leites, iogurtes e bebidas vegetais à base de soja, amêndoas, coco, arroz e castanhas.



Referências:


  1. GIUSTINA, A.; BOUILLON, R.; DAWSON-HUGHES, B.; et al. Vitamin D in the older population: a consensus statement. Endocrine, v. 79, n. 1, p. 31–44, 2022. 


  2. GIUSTINA, A.; BILEZIKIAN, J. P.; ADLER, R. A.; et al. Consensus Statement on Vitamin D Status Assessment and Supplementation: Whys, Whens, and Hows. Endocrine Reviews, 2024.




 
 
 

Comentários


bottom of page